A importância de ações de prevenção e combate a incêndio
Os incêndios são acidentes muito temidos pela maioria das pessoas. Isso porque quando eles acontecem, os resultados são verdadeiros estragos, onde aproveitar o que sobrou depois do fogo é um desafio extremamente difícil, e em muitos casos, impossível.
No entanto, o que pouca gente sabe, é que existem algumas maneiras de se prevenir e evitar que os incêndios aconteçam. São pequenos detalhes e pequenas ações que podem ser realizadas durante o dia a dia para evitar que esses grandes estragos cheguem a acontecer. Além disso, além da prevenção, é também de grande importância que se aprenda a combater os incêndios, pois quando as medidas são tomadas ainda em tempo, os estragos são bem menores.
Dessa forma, além de se prevenir, aprender a combater os incêndios também é uma das melhoras formas de amenizar os resultados desagradáveis.
Dicas de prevenção:
1. Caixas de incêndio
Hoje em dia, é lei que todo lugar que se tenha um número significativo de circulação de pessoas, se tenha os equipamentos de segurança necessários, como as caixas de incêndio e extintores. No entanto, mais importante do que ter esses equipamentos, é mantê-los sempre em dia, em perfeitas condições para serem utilizados.
2. Extintores
É fundamental que os extintores estejam sempre em condições de uso, e também, que estejam bem distribuídos em locais de fácil acesso. Os extintores devem estar sempre carregados e ser revisados periodicamente, para que na hora de um acidente, ele possa ser utilizado.
3. Instalações elétricas
Construções muito antigas possuem redes elétricas também muito ultrapassadas, que muitas vezes, pode apresentar alguns sinais e riscos de incêndio. Dessa forma, a melhor forma de prevenir que acidentes aconteçam, é realizar manutenções e vistorias nas instalações elétricas, de modo a detectar possíveis falhas que podem ocasionar um incêndio futuramente.
4. Vazamentos de líquidos inflamáveis
Locais que possuem grandes quantidades de líquidos inflamáveis precisam tomar uma série de cuidados para que não se tenha nenhum vazamento desse material.
5. Ventilação
Muitas vezes, os incêndios tomam grandes proporções pela falta de ventilação. Por isso, ao fazer suas construções, procure sempre manter uma entrada de ar, através de portas e janelas em locais favoráveis.
Essas são algumas dicas para se prevenir contra os incêndios. Mas como reagir quando um não pode ser evitado?
O que se deve fazer para combater um incêndio? Confira as dicas a seguir:
1. Corpo de Bombeiros
Ninguém melhor que o Corpo de Bombeiros para combater de forma eficaz os incêndios. Por isso, tenha sempre em mãos o número 193, e assim que perceber os primeiros sinais de fogo, acione o Corpo de Bombeiros.
2. Evitar aglomerações
Durante os incêndios, as pessoas costumam ficar desesperadas e acabam se aglomerando. É importante que todos procurem a saída de emergência mais próxima e não fiquem aglomerados.
3. Treinamento
E por fim, principalmente quando falamos em empresas, é importante que os funcionários realizem curso de brigada de emergência, para saber como reagir diante de uma situação como essa. Assim, até que os Bombeiros cheguem ao local, os próprios funcionários podem tomar as primeiras iniciativas para evitar um desastre maior.
Fonte: Mastt
Sobre a Realiza Soluções em Medicina e Segurança do Trabalho
Localizada estrategicamente no centro de Porto Alegre, atuamos nos mais variados segmentos de mercado, oferecendo soluções customizadas para um eficiente atendimento das inúmeras necessidades das empresas nas áreas de saúde e segurança do trabalho, qualidade e meio ambiente.
Para contemplar as exigências da Portaria, oferecemos os seguintes serviços especializados:
- Treinamentos de Segurança do Trabalho
- Medições quantitativas
- PPRA
- LTCAT
- PPP
- PCMSO
- Exames
Para mais informações, entre em contato conosco pelo telefone (51) 3224.0032 ou pelo e-mail comercial@realizaconsultoria.com.br.