Programa de Conservação Auditiva
O que é?
O Programa de Conservação Auditiva (PCA) é o conjunto de atividades que visam prevenir ou estabilizar as perdas auditivas ocupacionais por meio de um processo dinâmico, com oportunidades de melhoria contínua, o qual desenvolve atividades planejadas e coordenadas entre as diversas áreas envolvidas na organização.
Quais os objetivos do PCA?
Atender a legislação trabalhista e previdenciária e respaldar a empresa nos aspectos legais e nos processos judiciais de reclamatórias trabalhistas;
Identificar trabalhadores com PAIRO – Perda Auditiva Induzida pelo Ruído Ocupacional através de Avaliação Otorrinolaringológica e Fonoaudiológica instruindo à empresa na Abertura de CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho;
Identificar trabalhadores com problemas de ouvido e audição não relacionados ao trabalho, encaminhando-os para adequado diagnóstico, tratamento e documentação do caso;
Estabelecer medidas preventivas eficazes para diagnóstico precoce e estabilização dos casos de perdas auditivas ocupacionais;
Melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, reduzindo os efeitos extra-auditivos relacionados à exposição aos níveis de pressão sonora elevados;
Realizar o estudo da saúde auditiva de um modo geral dentro da empresa com trabalhadores expostos à ruído, vibração e produtos químicos que possam desencadear perdas auditivas.
O Grupo Realiza
O Grupo Realiza oferece toda a experiência no serviço de gestão de Saúde Ocupacional com estruturas completas e com atendimento especializado.
Gostaria de saber mais sobre o Programa de Conservação Auditiva? Entre em contato conosco através do telefone (51) 3224.0032 ou pelo e-mail comercial@realizaconsultoria.com.br.