15 dicas para prevenir acidentes no trabalho
Todos os anos milhões de trabalhadores são vítimas de acidentes no trabalho. Grande parte deles são causados pela falta de atenção, e também pelo não uso de equipamentos adequados às atividades que exercem. Sendo assim, aqui vão algumas dicas para evitar que você necessite ficar afastado de sua função, afinal, prevenir é o melhor remédio.
· Utilize os Equipamentos de Proteção Individual (EPI);
· Mantenha áreas de circulação desobstruídas;
· Não obstrua o acesso aos equipamentos de emergências (Macas,Extintores,etc.)
· Informe ao superior imediato sobre a ocorrência de incidentes, para que se possa corrigir o problema e evitar futuros acidentes;
· Não execute atividade para a qual não está habilitado;
· Não improvise ferramentas, solicite a compra de ferramentas adequadas à atividade;
· Não faça brincadeiras durante o trabalho, sua atenção deve ser voltada apenas para a atividade que está executando;
· Oriente os novos colaboradores sobre os riscos da (s) atividade (s);
· Cuidado com tapetes em áreas de circulação;
· Não retire os Equipamentos de Proteção Coletiva das máquinas e equipamentos, eles protegem você e demais trabalhadores simultaneamente;
· Não fume em locais proibidos, procure os locais destinados para tal;
· Evite a pressa, ela é “inimiga da perfeição”, além de se expor ao nível de risco maior, seu trabalho não terá uma boa qualidade;
· Confira sua máquina ou equipamento de trabalho antes de iniciar suas atividades através do check list;
· Ao sentar, verificar a firmeza e a posição das cadeiras;
· Não deixe objetos caídos no chão;
Lembre-se! A sua segurança depende de você e você também é responsável pela sua segurança. Gostaria de obter mais informações sobre Segurança do Trabalho? Entre em contato conosco: (51) 3224.0032 ou pelo e-mail contato@realizaconsultoria.com.br