Dia Mundial da Qualidade: Liderança Transformadora

Dia Mundial da Qualidade: Liderança Transformadora

Por: Grupo Realiza - 20 de Fevereiro de 2025

Toda segunda quinta-feira do mês de novembro é comemorado o Dia Mundial da Qualidade. O tema escolhido pelo CQI (Chartered Quality Institute) neste ano é “Celebrating Everyday Leadership” (em tradução livre, algo como “Comemorando a Liderança Diária”), mas aqui no Brasil, traduzimos como Liderança Transformadora!

 
 
 

Por que o tema “Liderança Transformadora”?

 

Existem milhões de definições sobre liderança, mas podemos dizer que liderança é sobre como trabalhamos para entregar nosso melhor resultado e sobre como apoiamos outras pessoas para que entreguem o seu melhor desempenho também. Mas nem sempre isso dá muito certo, talvez porque a intenção, por mais que seja uma parte essencial de todo o contexto, não necessariamente garante a entrega e o resultado.

 
 
 

Segundo o CQI, a liderança transformadora possui algumas responsabilidades que são cruciais para fazer a qualidade valer a pena nas empresas, e é sobre elas que vou falar nesse texto.

 
 
 
A estruturação de uma governança forte
 

A qualidade só consegue ser trabalhada sistemicamente dentro de uma organização quando há um compromisso verdadeiro da alta direção para fazer isso acontecer. Mas é obvio que a responsabilidade não é apenas da alta direção, até porque nem sempre eles têm maturidade suficiente para compreender a importância da qualidade e excelência, por isso, as pessoas que realmente exercem a liderança transformadora tem um papel importante de conectar as ações de qualidade com os objetivos e estratégias da empresa.

 
 
 

Ter uma governança forte significa garantir que os objetivos da empresa sejam claros, reflitam os requisitos das partes interessadas e que as pessoas tenham processos adequados, para que eles sejam transformados em ações que levem a empresa onde ela quer chegar.

 
 
 
O desenvolvimento de uma garantia da qualidade adequada à sua empesa
 

Infelizmente, muitas pessoas ainda acreditam que ter um SGQ em uma empresa é sinônimo de burocracia, mas isso só acontece porque às vezes nós pensamos demais no controle e não na qualidade em si. Qualidade não é sobre controle, é sobre atender expectativas! Estamos conseguindo cumprir com o que prometemos para os clientes? E para os nossos colaboradores, para os acionistas, para a sociedade, para os fornecedores ou seja lá qual for a parte interessada? É sobre isso que a qualidade atua: ajudar a empresa a cumprir o que prometeu!

 
 
 

Você não precisa criar milhões de informações documentadas, indicadores e processos complexos para conseguir entregar o que as partes interessadas esperam. A garantia da qualidade deve ser adequada ao ambiente em que está sendo aplicada, ou seja, você precisa de controle suficiente para fazer com que seu SGQ funcione, melhore diariamente, e não complique as operações dele mesmo.

 
 
 
A construção da cultura de melhoria
 

Nem sempre a gente consegue fazer grandes inovações no ambiente de trabalho, mas garantir que estamos sempre melhorando pode gerar melhorias inovadoras. A cultura de melhoria se preocupa com melhorar a eficiência, eliminar desperdícios, reduzir riscos, responder às mudanças e criar novas oportunidades. Estamos atentos a essas coisas no dia a dia? O quanto falamos sobre isso com a nossa equipe?

 
 
 

Isso não é apenas sobre agir quando há um problema, é sobre estar sempre pensando em novas formas de fazer o trabalho melhor. É como dizem, se conseguirmos melhorar 1% por dia, em um ano teremos melhorado 365%.

 
 
 

Uma liderança que transforma pessoas e processos

 

Poderia dizer diversas coisas sobre o que eu acredito que é uma liderança que verdadeiramente transforma, mas antes de tudo, eu penso que é sobre conhecer as pessoas e seus potenciais para assim ajudá-las com processos que potencializem seus resultados.

 
 
 

Cada vez mais as pessoas precisam de líderes que as inspirem, por isso, lideres transformadores devem ser reconhecidos por serem agentes de mudança, e não vítima delas; guardiões do negócio, e não difamadores da empresa; colaboradores, e não acusadores de quem é o culpado por um erro (ou até uma NC); visionários, e não apenas preocupados em manter uma lista mestra atualizada… e por aí vai!

 
 
 

Fonte: Blog da Qualidade

 
 
 
 
 

Conhece os treinamentos do Grupo Realiza na área da Qualidade?

 
 
 

Gestão da Qualidade:

 
  • Formação de Auditor Interno - ISO 9001

  • Introdução à Gestão por Processos

  • ISO 9001:2015 - Interpretação e Implantação - Sistema de Gestão da Qualidade

  • Tratamento de Não Conformidades e Ferramentas da Qualidade

 
 
 

Gestão Integrada:

 
  • Formação de Auditores Internos SASSMAQ - Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade

  • Interpretação SASSMAQ - Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade

  • Sistema de Gestão Integrado - ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e OHSAS 18001

 
 
 
WhatsApp 1